quinta-feira, 24 de abril de 2008

O «cromo do dia» - Edo Bosch

Nasceu há 32 anos em Barcelona e está no FC Porto há 10. Depois da lealdade que tem mostrado ao clube, e do percurso vitorioso, já o podemos considerar um símbolo do Hóquei em Patins do FC Porto. Recentemente, depois de renovar o contrato por mais duas épocas, confessou: "Isto era o que eu mais queria, este é o clube da minha vida e no qual gostava de terminar a minha carreira."
Edo começou a jogar Hóquei em Patins com 5 anos, nas escolinhas do clube catalão Maristas Sants. Cedo começou a dar nas vistas e foi com naturalidade que surgiu o convite do Barcelona para integrar as camadas jovens. Antes de chegar ao FC Porto ainda representou o Vilanova, o Réus e o Noia, todos de Espanha.
Aquando do início das conversações, que o levaram a assinar pelo FC Porto, confessou que tudo lhe pareceu uma brincadeira. "Ouvi alguém falar num espanhol um pouco estranho e pensei que fosse algum amigo a querer pregar-me uma partida. Afinal, era o Ilídio Pinto a convidar-me para jogar no FC Porto."
Assinou o primeiro contrato com o FC Porto a 7 de Julho de 1998. Foi logo campeão nacional na primeira época, com António Livramento. Se o FC Porto vencer o heptacampeonato, Bosch terá no currículo 9 títulos de campeão em 10 anos, ou seja, o espanhol só não foi campeão numa época (2000/01).
Hoje já se sente um tripeiro e é com naturalidade que diz compreender o bairrismo portuense, apontando-lhe algumas semelhanças com a sua Barcelona. "São cidades com algumas afinidades no seu espírito embora em dimensões diferentes."

Sem comentários: